Translate this Page





Google Chrome

Google Chrome

Este artigo é sobre o navegador. Para o sistema operacional, veja Google Chrome OS.


Google Chrome é um navegador desenvolvido pelo Google e compilado com base em componentes de código aberto como o motor de renderização oWebKit, da Apple e sua estrutura de desenvolvimento de aplicações (Framework). Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome já era o terceiro browser mais usado do mundo, atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox. Em outubro de 2010, cerca de 8,50% dos usuários de Internet do mundo mantiveram o Google Chrome como seu browser principal. Já no mês de outubro do mesmo ano, o navegador passou a ter uma participação no mercado de 8,47%. Está disponível gratuitamente sob condições de serviço específicas. O nome do navegador deriva do término usado para o marco dainterface gráfica do usuário ("chrome").

Em 2 de setembro de 2008 saiu a primeira versão ao mercado, sendo esta uma versão beta. Finalmente, em 11 de dezembro de 2008 foi lançada uma versão estável ao público em geral. O navegador está disponível em mais de 50 idiomas para as plataformas Windows, Mac OS X, Ubuntu, Debian,Fedora e OpenSuSE.

Atualmente, o Chrome é o segundo navegador mais utilizado no mundo e, o primeiro mais utilizado no Brasil, segundo a StatCounter. Além de desenvolver o Google Chrome, o Google ainda patrocina o Mozilla Firefox, um navegador que é desenvolvido pela Fundação Mozilla. É o mais jovem dos grandes navegadores para Internet, sendo lançado em versão beta em 2008.


Recursos


  • Barra de endereço com recursos de auto-completar, batizada de "omnibox"
  • , uma  V8máquina virtualJavaScript
  • Modo privativo
  • Aplicativos web podem ser executados em uma janela própria sem a barra de endereços e ferramentas
  • Lista negra atualizada automaticamente contra phishing e malware utilizando a API de navegação segura do Google
  • Utilização do renderizador WebKit, também usado no Safari (navegador)
  • Abas e plugins são executados como processos separados
  • Integração do Gears - cujo desenvolvimento foi terminado, em face atender a especificação HTML5, que implementa um mecanismo similar a ele
  • Ferramentas para desenvolvedores de sites
  • Tradução automática quando entra em um site que está em outra língua
  • Diferente da maioria dos navegadores, o Chrome não possui um modo offline
  • Compatível nativamente com a tecnologia WebM

Rastreamento de usuários

O Chrome envia detalhes de seu uso para a Google através de mecanismos de rastreamento, mas alguns desses mecanismos podem ser desativados pelo usuário. Os mecanismos de rastreamento conhecidos são os seguintes:


História


Anúncio

O anúncio oficial, por meio de uma história em quadrinhos (banda desenhada em Portugal) a ser enviada para jornalistas e blogueiros, foi planejado para 3 de setembro de 2008. No entanto, as cópias planejadas para a Europa foram enviadas antes da data de lançamento oficial e o blogueiro Philipp Lenssen do Google Blogoscoped recebeu sua cópia no dia 1 de setembro de 2008. Ele, posteriormente,digitalizou a história em quadrinhos de 38 páginas e a publicou em seu website .

Os quadrinhos foram desenhados e criados por Scott McCloud.


Histórico de versões


Versões do Google Chrome

Em 3 de setembro de 2008, uma notícia no Slashdot chamou a atenção para uma passagem nos termos de serviço para a primeira versão beta, o que parecia conceder uma licença para o Google a todos os conteúdos transmitidos através do navegador. No mesmo dia, o Google respondeu a essas críticas, afirmando que a linguagem utilizada foi emprestada a partir de outros produtos, e removeu a passagem em causa dos termos de serviço. A primeira versão do Google Chrome passou nos testes Acid1 e Acid2, mas não no Acid3. No entanto, ele teve uma pontuação de 78/100, que é superior tanto ao Internet Explorer 7quanto ao Firefox 3, mas inferior ao Opera Browser.

Abaixo é possível conferir as mudanças e melhorias que ocorreram no programa desde seu primeiro lançamento até a atual versão disponível para download.